Cerveja e mais cerveja

Cara... dessa vez eu fiquei pasmo.


O Brasil sem dúvida é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo. Atualmente encontra-se na 33ª posição.

Mesmo com grande consumo o brasileiro não é habituado a conhecer cerveja. Ficamos com os 4 grandes rótulos nacionais. Skol, antartica, Brahma e Kaiser. Mais recentemente adicionando a essa lista a Bohemia que tomou grande proporção e a Itaipava.

De um tempo para cá os ADK's passaram a expandir seu conhecimento de cerveja para outras importadas e principalmente nacionais. Nos surpreendemos com nossa própria ignorancia nas microcervejarias brasileiras e estrangeiras que oferecem cervejas diferentes com altos padrões de qualidade.

Hoje indo acessar minha conta de email no site da yahoo vi a matéria listando só das microcervejarias brasileiras.

Fiquei surpreso porque ontem saí para beber com a rapaziada e estávamos conversando justamente dessa falta de acesso dos consumidores a esse mercado de cerveja hoje ainda incipiente no Brasil.




Para não pecarmos pela ignorância segue a matéria:


Algumas das Cervejas artesanais brasileiras



Cervejaria Escola Bode Brown (Curitiba, PR) - Cervejaria curitibana que nasceu com a ideia de conduzir cursos de "homebrewing", o passatempo de se fazer cerveja em casa também conhecido como cerveja na panela.


Cervejaria Bierbaum (Treze Tílias, SC) - A Bierbaum reproduz muito estilos típicos alemães. Existe uma cerveja deles que ainda está em fase de testes, feita pelo método "champenoise", mesma técnica de segunda fermentação na garrafa utilizada pelos vinhos espumantes da região de Champagne (França).


Cervejaria Way (Curitiba, PR) - Esta é uma cervejaria nova, mas aparece com força na cena de cervejas especiais. Teve muito destaque e comentários positivos no Festival Nacional de Cervejas de Blumenau, realizado em novembro de 2010.


Falke Bier (Ribeirão das Neves, MG) - Uma micro cervejaria mineira, administrada por uma família apaixonada e dissiminadora da cultura da bebida. Destaque para as cervejas Falke Bier Estrada Real IPA e Falke Bier Ouro Preto.


Colorado (Ribeirão Preto, SP) - Reproduzem estilos de cervejas tradicionais com uma pitada de Brasil, como a Colorado Caium (pilsen com mandioca), Colorado Apia (weiss com mel), Colorado Demoiselle (porter com café), Colorado Indica (IPA com raparua). São cervejas muito saborosas de preço acessíveis, fáceis de serem encontradas por todo o país.


Klein Bier (Campo Largo, PR) - Produz cervejas que até pouco tempo só eram encontradas nos bares da região. A boa notícia é que começaram envasar e a vender para os lugares especializados de todo o Brasil. O chope Stout da Klein, tirado com nitrogênio, forma uma espuma muito cremosa, não ficando atrás dos típicos stouts irlandeses.


Eisenbahn (Blumenau, SC) - Recentemente comprada pelo Grupo Schincariol, como aconteceu com a Devassa, no Rio de Janeiro. É facilmente encontrada e apresenta excelente custo benefício.


Wäls (Belo Horizonte, MG) - Outra micro cervejaria mineira de administração familiar. Reproduzem estilos belgas com sua própria assinatura, adicionando ingredientes. Destaque para a Wäls Quadruppel.


Dado Bier (Porto Alegre, RS) - Uma das pioneiras na questão de cervejas especiais no Brasil, em produção desde os anos 1990. Essa cervejaria gaúcha já teve uma filial em São Paulo (SP) e hoje mantém um complexo de bares e restaurantes em Porto Alegre, além de envasar e comercializar as suas cervejas para todo o país. Há alguns anos lançou uma cerveja tipicamente dos pampas, feita a partir de erva-mate, a Dado Bier Ilex, engarrafada em um copo que lembra a cuia de chimarrão.


Baden Baden (Campos do Jordão, SP) - Outra micro cervejaria adquirida pelo Grupo Schincariol, mas que ainda se mantém com a alma de pequena. Destaque para a Baden Baden Stout, uma cerveja internacionalmente premiada e que possui ótima qualidade de sabores e aromas de maltes torrados.


5 comentários:

Renata disse...

booooooa amor... qdo precisar saber mais ja sei onde procurar!
=D

Mau disse...

Amor, tem uma loja na Barra, especializada em cervejas nacionais dessas cervejarias... =D

VaMpiRe disse...

barra onde?

TioChel disse...

Tem o Beer Place no Cittá América com pouco mais de 100 rótulos.

Tem uma outra na Pça da Bandeira com mais de 150.

Cara, o Rio tá cheio.

Mau disse...

Mandei e-mail pra vc!!!
Tem muita coisa mesmo!!