Facebook Credits: reflexão sobre impactos

A notícia: Facebook Credits passa a ser a moeda para os jogos sociais

Breve resumo:  No próximo Verão os programadores que criem jogos sociais para o Facebook terão que aceitar pagamentos feitos com a própria “moeda” da rede social, os Facebook Credits. Estima-se que este sector venha a movimentar, este ano, cerca de 1900 milhões de euros.


Análise Econômica da parada: desta forma o "S"uckerberg poderá estipular um valor para esta moeda. Assim ele controlará uma espécie de câmbio flutuante (vulgo "sujo") para tal moeda imaginária e, em analogia, para um país chamado Facebook. Uma vez que o esquema de créditos se mescla com uma moeda irreal ele tem um poder de barganha sobre os créditos "ociosos", ou seja, ele poderá trabalhar como um banco.

A um tempão atrás um determinado banco "X" S.A. teve seus Tesoureiros presos (um envolvido foi o famoso Michelle Sindona (preso pelo FBI por apropriação indevida de capitais e que morreu na cadeia envenenado com cianureto no café... gente boa) por utilizar créditos ociosos de seus bancos no mercado de capitais. Ou seja... o cara usava a grana que entrava no banco dele e utilizava (sem consentimento) para investir no mercado. Ele foi o autor da magnífica frase: "Quer roubar um banco? Compre um." Mó barraco.

Dica: cuidado quando achar que um inocente joguinho não pode aumentar a disparidade entre pobres e ricos porque tudo é possível quando tem $ no meio... vai devagar ao saciar seus próprios prazeres "nérdicos". Um Economista mediano pode te explicar com detalhes sobre as possibilidades e te garanto que é papo pra várias horas no boteco.

Fica ADiK.

Obs.: ressaltamos que o ADK não se posiciona contra a criação desses créditos, nem acusa Facebook de tal crime. É apenas uma análise do que aconteceria se o proprietário do Facebook fosse um calhorda. Avaliar se o cara é gente boa ou não cabe ao leitor somente.

3 comentários:

VaMpiRe disse...

OIAoiAOIAIOiao

sabia q tu ia postar

pra que tanto suspense?

TioChel disse...

EU NÃO RESISTO! NUM ME CONTRÓLU!

hahah

Shai disse...

Ele está assim de tanto usar o Facebook.

Hahaha.