Paintball é o Kraio: AIRSOFT é a parada


Se você pensa que o Paintball é o mais próximo de uma simulação de combate real a que um civil pode ter acesso é porque você provavelmente nunca ouviu falar no Airsoft.

Airsoft é uma simulação de combate que, de tão real, usa réplicas de armas verdadeiras e aproveita todas as regras e estratégias – inclusive patentes militares - de um confronto de verdade.


Nascido no Japão há cerca de 15 anos, o esporte é uma evolução do Paintball que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Entre esses adeptos está a equipe IMAT, que neste ano foi convidada pela organização da Campus Party para apresentar este esporte a novos aficionados.

Douglas Ferraz, 36, é um dos fundadores da equipe que foi criada há dois anos. Na hierarquia do IMAT ele tem a patente de capitão - na vida real ele é corretor de seguros: “Sempre gostei de armamentos e jogava painball. Descobri o Airsoft há seis anos e depois que o esporte foi regulamentado [há dois anos] comecei a praticar”.

A regulamentação comentada por Douglas foi necessária pela impressionante semelhança das réplicas de armamentos usados nos combates. Existem de modelos leves a fuzis e até armamento pesado com a metralhadora M60. Essa possibilidade de treinar com réplicas tão similares aos modelos reais e de usar as mesmas estratégias de um combate de verdade atraiu também militares e policiais civis e de forças especiais. “O GOE [Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil de São Paulo] usa armamentos e técnicas parecidas com as nossas nos seus treinamentos”, diz Douglas.

Entre os membros da equipe que estão presentes no estande está o militar da Força Aérea Brasileira, Renato Mourão – Segundo Sargento da FAB, mas Soldado de Segunda Classe da equipe IMAT. “Eu gostava muito de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) como o Counter Strike. Acabei conhecendo o IMAT e essa possibilidade de entrar em uma realidade de combate é muito bacana”, conta. Já o personal trainer Émerson Guimarães (codinome Blade) é soldado de primeira classe e treina há um ano e três meses com a equipe.

Segundo Douglas, o esporte é seguro para qualquer pessoa praticar, mas valem algumas recomendações. Em primeiro lugar, só são aceitos membros a partir dos 18 anos, mas não há limite de idade – o membro com mais idade no momento, segundo Douglas, tem 42 anos.

Em segundo lugar, é bom tomar cuidado com a saúde. “Nós não vamos exigir nenhum tipo de preparo fora um exame médico mostrando que a pessoa está apta a praticar esportes. Fora isso, é importante ter bom senso: se a pessoa não estiver se sentindo bem é só pedir para parar, não há nenhum problema”, diz Douglas.

Saiba mais sobre o Airsoft no site do IMAT.

fonte: MSN

15 comentários:

VaMpiRe disse...

maneiro... mas a porrada come? rola tiro nos cornos? só se morre uma vez?

IOAoiAioaio é paintball?

essa porra de ir pro mato com uma porrada de homem e brincar de pega pega é meio boiola

Jones disse...

Acho legal que é uma boa maneira de ensinar os traficantes a melhorarem suas já precárias táticas de combate.
:D

Anônimo disse...

Acho que você está errado companheiro, para isso já temos Policiais corruptos e membros das forças armadas que foram expulsos! Antes de postar asneiras leiam um pouco não é caro e faz bem!

Caio_Blat disse...

A visão por aqui está Muito equivocada.

O airsoft é um esporte sério, que não tem absolutamente nada a ver com a cultura de jogos de Pc como Counter Strike.

Os participants de QUALQUER equipe de airsoft são avaliados antes de participarem de jogos, havendo uma pesquisa sobre antecedentes criminais e registro de documentos antes do ingresso do mesmo na equipe, geralmente em estado probatório.

Elementos sem responsábilidade, com conduta suspeita, incapazes de se ater às regras de conduta e educação no jogo são sumariamente banidos da comunidade.

Prova disso é o fato de que, dos cerca de 400 praticantes no Brasil, não houve ainda nenhum caso de negligência ou mau uso de equipamento. Houveram muitas apreensões de armas semelhantes às nossas em favelas e nas mãos de traficantes, mas nenhum caso em que as armas foram adquiridas legalmente no Brasil.

Em resumo, os Vida Loka e semelhantes JAMAIS vão poder participar do esporte com a comunidade brasileira, e se começarem a praticar entre si, fora do mainstream do Airsoft, serão atentamente vigiados em sua conduta, não tenham duvidas.

VaMpiRe disse...

hey... vc come a mulher do capitão nascimento... se fosse vc teria cuidado com suas palavras

AIOoiAoiAOIAOIiAoiAoiAIOa


essa porra parece maneira... e a notícia foi tirada da net... e não escrita por nós...

tem sempre na notícia o link da notícia original (pq as vezes comentamos zuando ou não).

de resto... muito pouca coisa é feita a sério (tanto que normalmente temos que colocar "falando sério") então curtam...

VaMpiRe disse...

e ainda não me responderam... é ou não paintball mais sofisticado?

ou é com bala de borracha?

ou só brincam de capturar bandeira?

;x

TioChel disse...

Excelentes comentários!

Provavelmente depois destes ganharam mais aspirantes de Airsoft!

Anônimo disse...

Isso é airsoft, uma modalidade muito organizada. A munição é de plástico de 6mm não solta tinta como paintball por isso tem que ter muita honra pra jogar e assumir que foi atingido. São muitas estratégias e uma galera muito legal. As armas são vendidas por 2 lojas especializadas uma em SP e outra em Brasília. As armas são vistoriadas em sua chegada ao Brasil pelo exército e pela PF e tb receita. O transporte dela tem que ser seguro e sempre com nota fiscal do produto.

TioChel disse...

Valeu pelas dicas "anônimo"!

Geral curtiu o Airsoft de cara!

VaMpiRe disse...

Tio chel curtiu o air soft de costas... sabe como é... ele gosta de uma pressão...

temos que marcar essa parada...

to precisando de um hobby...

Anônimo disse...

O que eu puder ajudar é só falar. NUnca esqueção as armas tem que ser compradas legalmente ou importadas mediante legalmente tb com a apresentação do CR e CI. AS lojas especializadas são as QG airsoft e a Camuflagem Airsoft. Se quiserem saber mais tem um time muito legal que tive um contato, é o IMAT, mas existem mais outros times em SP e Litoral, aliás em todo Brasil sempre tem um time.

TioChel disse...

É, o IMAT parece ser sério.

Até o link colocamos na postagem.

;)

Anônimo disse...

Galera, o esporte é sério. O IMAT é conhecido por ser um grupo muito organizado, onde todos os guerreiros, antes de sair jogando treinam e treinam sério!!! táticas de progressão, recuo, fatiamento, cobertura de fogo etc, etc.....
O jogo não é simplesmente "pegar bandeira" existem diversos tipos de jogos.. invasão, transporte de VIP....
entrem no site, informem-se, alistem-se!!!

Anônimo disse...

Senhores,

Para quem quizer ter uma ideia melhor, segue um video de um evento que teve ano passado.

http://www.youtube.com/watch?v=2CTPii40wV0

VaMpiRe disse...

fodão,valeu cupade